Uma "Master" lembrança....



Não repare o texto grande, pois vou falar demais, pensei também que vai ser semanal os post.



Todo mundo passou por uma fase em que você vai pra uma loja de brinquedos e quando chega na sessão de jogos se depara com aqueles consoles lindos, cheio de "joguinhos" pra se divertir sozinho ou com amigos nas suas tardes em casa, aí precisa de fazer grandes articulações (como chorar sem parar, pedir sem parar para os pais, fazer algo que eles se rendem pra que depois eles desistirem de fazer armação) para conseguir algo e ficar felizão e esperando o grande dia....foi assim que eu consegui a ter o meu primeiro videogame....um Master System III da TecToy.


Para começar, sempre fui um garoto bem pobre, meus pais não "nadavam" em dinheiro, pessoas humildes que moravam em uma casa alugada numa pacata (só de nome pois sempre rolava alguma coisa) rua na zona norte da capital paulista. Quando chegou a febre dos videogames na década de 90 onde o comércio e a dura batalha entre as empresas Nintendo e Sega comia solta, sempre tive o desejo de ter um console pra me divertir em casa, já enchia o saco de tanto brincar de carrinho e boneco (quem diria que aos 7 anos desistia de brincar disso). 

Foi no belo momento do meu aniversário que meus pais me deram uma alegria, na época os badalados SNES e Mega Drive eram os consoles da moda, mas quando abri, poderia falar que seria uma decepção, mas vi de outros olhos e até aceitei pois, mesmo inocente e não sabendo lhe dar com os problemas da vida, foi o console que me transformou em um jogador. Foi um Master System III Compact, que vinha somente com um controle e um jogo na memória: Sonic, o primeiro.


Sonic 1 para o Master, quem diria que acharia um vídeo completo em menos de 20 minutos
 (créditos: Razor & Zenon)


Sabendo que ia ficar jogando direto somente um jogo, fui tentando zerar (ou salvar, terminar, como vocês quiserem falar em finalizar o jogo) ele, foi uma dureza, apesar de ser um jogo bem rápido (pelo vídeo se depararam com isso né) na época, perdia até a paciência de jogar, somente conseguindo terminar quando era mais velho. Foi aí que tive que procurar outros jogos pro console, veio a ideia de frequentar as badaladas locadoras.
Perdendo o fim de semana em uma imagem
A primeira locadora era um pouco distante de casa, somente uma subidona (morava nos morros, só subida e descida) e depois de uma pequena descida na mesma rua chegava no local, era todo fim de semana alugando, como tinha pouco dinheiro, somente jogava um jogo, mas pela biblioteca eu pegava sortidamente, até na época não tinha muita paciência em salva e até não conhecer o termo password (acredite, nem sabia disso mesmo!!). Com o tempo me deparei que apesar dos jogos que tinha sempre vinha novidades (apesar que o console era bem antigo mas ainda soltava alguma coisa, graças a TecToy), foi aí que a hora de comprar os cartuchos foi a opção, bem que era bem carinho (e ainda no começo do plano real, acho que comprei na base ainda dos cruzeiros, sem contar aquelas taxas de juros "honestísssimas" que derrubava qualquer assalariado) mas consegui pegar alguns títulos.

Aqui vou destacar alguns jogos que gostei, poderia falar de todos, mas os que lembro de cabeça agora foram essas:


Road Rash (créditos: The Unmaster of Games)

Apesar de ter o jogo no Mega Drive, o primeiro jogo da franquia de motos criado pela EA fui jogar com vontade para master, uma coisa que sempre gostei do jogo foi a trilha sonora, que posso falar até que melhor que a do mega. Apesar da limitação de um jogo para um console de 8 bits, a diversão era boa, pois correndo, batendo nos adversários na base da porrada ou no cassetete (isso mesmo, escreve com -ss), fugindo da polícia, batendo nos carros e tristemente atropelando animais (em alguns casos é você que se ferra na batida). Foi daí que usei mais o password, pois antigamente eu deixava o videogame ligado a noite pois pensava que não ia salvar o jogo no momento onde parei.


Poseidon Wars 3D (créditos: AmigaOmega)

Uma das coisas que tive raiva do console foi seus periféricos, pois dificilmente eu achava em alguma loja, um deles é o famoso óculos 3D. Quando era um jogo em terceira dimensão, claro que a imagem fica embaçado e com isso o apetrecho era obrigatório, até que quando peguei Poseidon, aprendi um truque bem legal pra ficar a imagem em 2D e não se matar com a imagem, era colocar o controle no segundo jogador e apertar um botão e voilá!!!!!!!! A imagem fica normal!!!!!! E com isso foram várias batalhas sem fim nos mares desse mundo, o legal do jogo que o tempo passa de verdade e algumas fases eram jogadas de noite, imagine a tensão de desviar dos mísseis e torpedos e ficar de olho vivo dos adversários, pois bem esse jogo me deixa com olhares redobrados.


Ultimate Soccer (créditos: Mougalos)

Uma lista de jogos sem jogo de futebol, não seria uma lista (risos)!!!! Bem poderia falar de outros, mas esse aqui foi que me deu boas gargalhadas, primeiro é que você controlava a força da bola: quando direcionava a bola pra frente ele ia mais rápido e baixo, colocando para baixo ele ia mais fraco e alto. Outra coisa era o "excesso" de seleções, imagine você disputando uma vaga de copa do mundo com times como San Marino, Malasia, Irlanda do Norte e outros países sem tradição....esse será o jogo onde pode ganhar com times fracos, sem contar que pode jogar com o juíz mandando cartão vermelho pra todo mundo e o campo ficando sem jogadores.

Super Monaco GP (créditos: Vitor Santos)

Para um amante de corridas e também por fórmula 1, Super Monaco GP foi pra minha geração o jogo da categoria, a diferença do master pro mega é gritante, mas como falei, não podia fazer milagres para um console de 8 ser melhor que 16 bits e tinha que me limitar, se o pessoal do mega só via o famoso piloto G. Ceara (cearense não é (risos)) somente quando ganhar o título, no master ele era um adversário qualquer durante a temporada toda, outra diferença é que aqui literalmente você criar seu carro pra cada corrida, trocando até de motor, a jogabilidade pode não ser aquelas coisas mas ficava tenso quando chegava na hora da curva.

Bem somente é isso pessoas, eu poderia falar mais do console e do jogos, mas quem sabe em uma outra oportunidade falarei desse console que deixou saudades na minha vida, tive que desfazer do console durante a minha mudança de SP pra CE e ele estava com muitos problemas, mas a vida segue e com isso a gente só fica na nostalgia das jogatinas.

VOCÊ TEM UM MASTER? QUE JOGOS VOCÊ JOGAVA (ESTRANHO ESSA PERGUNTA (RISOS))? QUAL FOI O SEU PRIMEIRO CONSOLE? Comente aí!!! Responde e também sinta a saudade chegar no seu coração (meloso mas bem sentimental não acha ???)





Postagens mais visitadas